Centro Algoritmi

Investigação e desenvolvimento de sensores e mecanismos tecnológicos que permitam recolher e processar dados biométricos dos doentes e dados do seu contexto, bem como de modelos de previsão / simulação do impacto de recomendações/boas práticas na QdV dos doentes.

Luís Paulo Reis
Licenciado, Mestre e Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e foi o melhor aluno que concluiu o curso na FEUP em 1993. É atualmente Professor Associado no DSI - Departamento de Sistemas de Informação na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Realiza investigação nas áreas da Inteligência Artificial, Simulação, Robótica Inteligente, Jogos Sérios, Informática na Saúde, Sistemas de Apoio à Decisão e Sistemas de Informação. É autor de mais de 200 publicações em revistas e conferências internacionais, indexadas no SCOPUS. Foi investigador responsável de mais de 10 projetos de I&D nacionais e internacionais com destaque para o Projeto FC Portugal - Equipa de Futebol Robótico e Intellwheels - Cadeira de Rodas Inteligente com Interface Multimodal. Orientou 14 teses de doutoramento e 90 teses de mestrado concluídas e encontra-se a orientar 8 teses de doutoramento e 14 teses de mestrado. Organizou mais de 50 eventos científicos internacionais com ênfase para as séries de conferências internacionais CISTI, WorldCIST e CIAIQ, a EPIA 2013, o IEEE ICARSC 2013 e a série IROBOT. Pertenceu a mais de 150 Comissões de Programa de Conferências Internacionais. É Presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Robótica e Presidente da Mesa da Assembleia da AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Ao longo da sua carreira obteve mais de 40 prémios científicos e pedagógicos.
 
Cristina Santos
Licenciada (1996), Mestre (1998) e Doutora (2003) em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores pela Universidade do Minho, com especialidade em Controlo Automação e robótica. O seu doutoramento foi em conjunto com o Centro de Neurociências CNRS-CNRC em Marselha, França. É atualmente Professora Auxiliar no DEI - Departamento de Eletrónica Industrial na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. A sua área de investigação tem-se focado na reabilitação robótica assim como na locomoção e geração de movimento para robôs. A sua pesquisa procura avançar as ciências da biomecânica, neurofisiologia e aplicação das TICs ao projeto de estratégias de diagnóstico e de terapia de forma a melhorar processos de recuperação de marcha. Tem endereçado trabalhos na área de dispositivos inteligentes que visam a reabilitação e ou compensação funcional motora, andarilhos e ambulatórios, avaliação da marcha e interface Homem-máquina. Presentemente tem-se também focado na área da aprendizagem e na utilização de robôs como meio de promover a interação e comunicação com crianças com perturbações do espectro do autismo. Os seus interesses de investigação focam-se no movimento humano patológico, desenvolvimento de dispositivos de apoio à marcha, interação homem-máquina, estratégias de controlo, aprendizagem e informática/robótica na saúde. É autora de mais de 100 publicações em revistas e conferências internacionais, indexadas no SCOPUS. Foi investigadora responsável na área da geração de locomoção bípede bio-inspirada. Orientou 5 teses de doutoramento e 50 teses de mestrado concluídas. Tem colaborações com empresas da área da reabilitação, coordena projetos QREN e tem um envolvimento direto com o Hospital de Braga via Centro Clínico Académico, o que garante que os requisitos atuais dos utilizadores finais dos protótipos desenvolvidos sejam atendidos.
 
Nuno Lopes 
Doutorado no programa conjunto MAP-I das Universidades do Minho, Aveiro e Porto e CMU - Carnegie Mellon em 2011. É Professor Auxiliar convidado da Universidade do Minho e Investigador no Centro ALGORITMI e na Universidade das Nações Unidas. Possui mais de 15 anos de experiência efectiva docente em diversas Universidades e Instituições de Ensino Superior. Desenvolve investigação na área das redes de computadores, cloud computing, sensores, redes de sensores e Internet of Things (IoT) com ênfase para aplicações médicas da IoT. Participou em diversos projectos e orientou 7 alunos de mestrado concluídos nestas áreas.